05 julho, 2011

Identidade pessoal, Quem sou eu na verdade ?



Temos uma mania muito grande em pensar nos outros, nos problemas dos outros, em como resolver as coisas pros outros, e nada de pensar em nós, em que é melhor fazer por nós, o que mais nos agrada, será que alguém mais reparou isso, parece que nos condicionamos as vontades alheias sempre.

Nós vamos comprar uma roupa, adoramos a roupa, mas pensamos será que não esta muito curta, minha mãe vai falar, meu marido vai reclamar, meu filho vai criticar... Então que tal comer esse chocolate, hummm será que minha amiga vai me criticar, as pessoas vão me olhar... O medico recomendou o uso de óculos, mas será que vai cair bem em mim, será que as pessoas vão me achar estranha...

Como assim que, o que é isso, quanta insegurança, quanta limitação e o pior quanta falta autonomia pessoal, por que você precisa tanto do aval das pessoas para decidir o que cai bem pra você, o que você pode ou não comer, o que você pode ou não fazer de sua vida, por que ficar esperando pela resposta de alguém quando o assunto é você. Faça essa busca interior e floresça, como pessoa, identifique-se com seus sentimentos, seja livre 

Sei que opiniões sempre são bem vindas, mas vamos acreditar que pode, você não precisar exercer autonomia sobre os outros mais necessita ter sobre você mesma, quem além de você pode saber o que te faz bem de verdade, o que você realmente gosta , por mais que as pessoas que nos acompanham, conheça nossa personalidade a fundo a palavra final sempre tem de ser sua, não faz sentido não ser.

Você já se perguntou quem você é de verdade? Sabe do que você gosta ou não gosta? Já consegui descobrir seus limites? Que tipo de pessoa você gostaria de se tornar? Qual o seu melhor momento na vida? Ou ate mesmo qual a sua comida favorita? Você sabe falar sobre você?

Essas perguntas podem ser bobas, mas não sei se vocês já repararam que quando alguém chega pra nós e diz: Me fale de você. A gente leva no mínimo uns cinco minutos pensando no que dizer e ainda assim a maioria das pessoas não consegue responder, pelo fato simples de não conhecer nada sobre o próprio eu, em alguns casos até sabe dizer uma coisa ou duas, mas não tem certeza se deve dizer...

È fácil falar sobre os outros, nós observamos, montamos teorias, idéias, temos palpites a dar, falar sobre o outro sempre é fácil, por isso talvez permitimos tanto que o outro opine sobre nossas vidas, pois sabemos como é fácil falar sobre alguém que não seja a gente. Acredito que rola um medo em saber quem se é de verdade e não saber como lidar com os descontentamentos, com as lacunas a serem preenchidos, os fatores a ser refletidos.

Mas é tão necessário se conhecer, saber falar sobre quem somos ter com clareza na mente o que queremos, ter nosso gostos definidos, ir de encontro a nossas conquistas, acreditar no que somos e podemos fazer, sem esperar que o outro seja o ponto de parti. Entender que ninguém é perfeito que nós também não seremos e nem devemos buscar essa perfeição, aprender a convier com você mesmo é a coisa mais difícil de fazer, mas precisa ser feito.

Vamos incluir em nossas vidas a busca por ser mais presente e participativa nas nossas próprias vidas assim como somos na vida dos outros, se temos tantas opiniões sobre a vida alheia temos sobre a nossa, é só brincar de se enxergar por dentro, sentir vontade de saber mais sobre você mesmo, sem se incomodar tanto com a opinião alheia, afinal se você gosta é melhor usar, fazer, sentir, comer, que esperar que alguém te diga o que fazer não é mesmo. 
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário:

  1. Demorei muito prá me encontrar, agora só quero a mim mesma! Parodiando a música do Fábio Jr. Eu fiz terapia, e hj, não tenho livre consicência sobre o que os outros diriam sobre mim, mas prefiro me agradar, e arcar coma s consequencias do fazer, do ter, do ser o que eu sou e quero que trabalhar com as idéias dos outros, pq quandos e vive pensando naquilo que as pessoas esperam de vc, vive-se sem compromisso com a própria felicidade, e se tem alguém que nos permite fazer feliz, somos nós mesmos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa