29 julho, 2011

Me Chame de Qualquer coisa, Menos de Gorda


Comecei a escrever esse texto baseado em uma discussão, sobre o que os outros dizem que te faz querer emagrecer, no grupo facebookeano RISSCA.

Alguém te chama de gordo e mundo desmorona....
Sendo cultura ou não cultura, crueldade ou tentativa de dar um toque e querer que a pessoa melhore, renasça, reconstrua... 
A única coisa que fico me perguntando é reconstruir o que, renascer de onde e por quê??  É tudo dito como se ser gordo fosse o final do mundo, é fácil achar que quem te chama de gordo com carinho é por que quer seu bem, assim como é bem fácil achar que quem te chama de gordo com agressividade só quer te ofender (quem te chama de gordo com ódio não só te ofende te diz que você não é normal), sendo de uma forma ou de outra quem chama você de gordo, quer dar uma conotação de que você precisar melhorar, precisa sair desse estado, pois você esta fazendo mal a si e a quem esta próximo de você, mas que tipo de mal é esse? Por que ser chamada de gorda destrói uma pessoa? Eu ficaria destruída se fosse chamada de ladra, se fosse chamada de preta macaca (como fazem com os jogadores de futebol negros em outros países)

Acho que as pessoas dão muito valor a coisas desnecessárias, se importam muito com o que não vale à pena, existem muitas outras coisas que os outros dizem e passa em branco, mas se disser gorda a alma descola do corpo, vou viver séculos e não vou entender por que tanto medo em ser gordo, por que esse pavor todo em não vestir 38, cada um é o que é nós somos essência, mas todos fazem questão de ver apenas o frasco, acho ridículo que seja necessário conversar com dedos para não ofender o gordo do seu lado, assim também como é ridículo ter dedos pra falar com o negro, se o mundo e as pessoas não fossem tão toscas e ofensivas tudo poderia ser dito sem necessidade de tantos cuidados, por que ninguém sentiria-se ofendido com palavras comuns, mas se o mundo martela em sua cabeça que você é o preto imprestável ou a gorda nojenta, logo você vai pensar que todos que dizem essas palavras querem te ofender. Não sei como essas palavras podem ser ditas sem ser para ofender... mas tem quem diga é que é só pra tentar ajudar... que tipo de ajuda pode ser essa que humilha e destrata só Deus pra explicar.  

Se existisse um mínimo de respeito, de ser humano, para com outro ser humano, não seria necessário, tantas explicações, tantas terapias, tanto medo e tanta revolta, as pessoas poderiam ser no mínimo educadas e visualizar que a coisas que podem ser pensadas e não serem ditas (segunda vez que eu repito essa frase) , não tem como ouvir repetidamente uma coisa e deixar ela passar despercebida, por mais que você queira  se libertar fica o estigma, se você passa a vida toda sofrendo assedio, no momento em que alguém colocar aquele tema em pauta, mesmo que não seja com a gente, mesmo que não seja para ofender, sempre ira bater em nossas cabeças de forma como uma tentativa de ferir nossos sentimentos, será a repetição da desaprovação que as pessoas tem com o individuo gordo, que nesse caso não é o vizinho somos nós.

E ai alguém chega e diz, todo gordo é traumatizado, gordo tem mania de se achar inferior, não é só a mania, não é só a visão de não ser aceito ou de não se aceitar, é toda uma questão de estrutura emocional envolvida, as pessoas precisam se fortalecer emocionalmente para enfrentar toda essa conotação e sair sem se queimar desse incêndio de vergonhas, medos e frustrações, ser gordo não é o fim do mundo, ser passivo ou agressivo demais a tudo é o fim de uma vida normal.  È lógico que nem todas as pessoas que nos chamam de gordos querem ofender, mas por que te chamar de gordo, se a pessoa tem outras tantas características, nenhuma mãe fica dizendo olha meu filho narigudo, meu filho você tem a orelha de abano, meu filho você tem os braços esquisito, mas vivem dizendo olha meu filho gordinho.

Quantas mães, amigos ou parentes vocês ouvem dizendo: Você esta muito magro vamos engordar,  vou te apresentar a geladeira, coma a vontade por que você precisa ganhar peso, isso só vai rolar num mundo fictício, por que no mundo  em que eu vivo, se alguém fica magro com cara de drogado, pálido sem cor as pessoas dizem: Nossa como você esta bonita, emagreceu bastante, me ensina o que você fez?... Mas se você aparece com 3kg a mais surgem os comentários: Nossa você esta engordando viu cuidado pra não ficar feia.  Então alguém pode me dizer como é que alguém te chama de gordo sem dar uma conotação ruim?

Agora me diga eu tenho que aceitar que ser gordo é horrível por que os outros acham isso, se eu ficar destruída por ouvir que eu sou gorda, eu estou sendo tão ignorante quanto quem me chamou de gorda, eu sou o que sou, cada um é o que é, gordo ou magro, você não pode se inferiorizar por que não tem a silhueta comum a maioria, não pode se sentir destruída por que foi chamada de gorda, quem falou que ser gorda não é normal? Então se for assim, acho bom que mais da metade do mundo se recolha em seus lares e de lá não saiam nunca mais por que não vai haver clinica suficiente para internar tanta gente que vai ficar deprimida por não pesar 52 kg  e for chamada de gorda. Vamos parar de deixar que esses comentários ponha nosso animo no chão, prefira elevar sua mente para melhorar sua vida e não para ficar destruída por uma simples palavra.

Pensando nisso eu tento entender:
O chefe chama você de imcompetente... mas você não se sente destruída.
A professora te chama de burrinha... mas você acha comum.
O namorado chama de lesada ... mas você acha engraçado.
Sua mãe chama de inútil... mas você acha irrelevante. 
Mas se algum deles te chamar de Gorda, seu mundo acaba... Explica isso pra mim?
Eu prefiro ser GORDA e você ?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

8 comentários:

  1. é disso que eu to falando Milly vc é porreta e traduz o que penso...
    Não tenho culpa da infelicidade das pessoas e suas insatisfações...sou gorda e feliz fazer o que né?!!!
    Agora não preciso provar pra ninguem
    Eu uso smepre uma frase que vejo circulando na internet q diz : SOU GORDO E ISSO ME ENCOMODA ALGUMAS VEZ MAS NÃO FAZ COM QUE QUEIRA MORRER POR ISSO...

    ta cheio de gente por ai se dizendo assumida e não mostrando isso..cheio de neuras eu PREFIRO SER GORDA E VC ?!


    e esse grupo ai fala sério...como disse na poesia que usei hj cheios de pensamentos decorados um grupo de discussão onde vc tem que pensar como eles???? alÔOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!

    ResponderExcluir
  2. OIE MILLY OBRIGADA POR RESPONDER MEU COMENT
    BEM EU NAO CONHEÇO AS LINGERIES DA DEMILLUS PQ AK NAO TEM NINGUEM QUE VENDE..
    JA VI MUITO PELA NET
    MAIS VOU FICAR DE OLHOOO

    BJOS QUERIDAA
    VC JOGA DUROOO HEHEHE

    ResponderExcluir
  3. É, tem um pouco daquele negócio de "a vida é única e cada um que cuide da sua". Quando alguém me fala ou dá uma indiretinha de que eu estou acima do peso, logo penso: "Será que ela acha que não tenho espelho em casa?"....

    Sou tão feliz... por que as pessoas insistem em achar que não estou bem do jeito que estou?

    Adorei o post!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Milly, nesse post vou nem comentar, pq vc já falou tudo. E esse trecho aqui é fuderoso: "E ai alguém chega e diz, todo gordo é traumatizado, gordo tem mania de se achar inferior, não é só a mania, não é só a visão de não ser aceito ou de não se aceitar, é toda uma questão de estrutura emocional envolvida, as pessoas precisam se fortalecer emocionalmente para enfrentar toda essa conotação e sair sem se queimar desse incêndio de vergonhas, medos e frustrações..."

    Só!

    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. O que eu vejo na net é perdi tantos quilos agora sou feliz.
    porque a felicidade tem que ser medida pelo peso quem inventou isso?
    Eu vivo pensando nessas coisas porque estou ha anos nessa estrada sou gorda desde criança. eu acho que certas coisas doem porque por mais forte que vc seja vc busca que te aceitem e te amem como vc é. ser rejeitada dói .mas não é reclamação tenho que superar isso e crescer tenho quem me ajude(pisicologa) todos a minha volta sempre sugeriram que não podia certas coisas porque eu era gorda tenho 31 anos e isso vem acontecendo mas tenho coragem e enfrento eu estou me formando em estética e vejo um futuro pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Acho que gorda se tornou a palavra mais ofensiva que se pode dizer a uma pessoa na nossa cultura e isso e de uma estupidez absurda.

    qdo a pessoa se assume gorda e para de pedir desculpas por ser como e ela da um passo enorme em direçao a mudança social, pq aquilo nao incomoda mais. e um fato sou gordo, e daí? bjos querida

    ResponderExcluir
  7. muito lindo teu texto!! Pra mim, a pesar de ser tri gorda, quem me chama.. me constrange profundamente. Mas não por eu não querer ou deixar de querer ser gorda, mas porque o termo é pejorativo, com intuito de tentar humilhar mesmo.To tentando mudar e sempre que posso esclareço meu ponto de vista.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. oi linda! mto obrigada por me responder no blog..
    acho que você me entendeu mal..quando quis dizer n pega bem, quis dizer p mim..
    pq eu tenho vergonha e morreria de vergonha ao imaginar q alguem me viu de lingerie..
    mas isso n e preconceito e nem n me aceitar..pq eu realmente me amo e me aceito como sou...
    meu marido mais que ninguem sabe disso..
    eu so gosto de preservar minha intimidade..mas isso sou eu..
    n quero estabelecer regras e padroes a ninguem..ate mesmo pq eu posso mto bem me jogar no #lingerieday ano que vem..
    eu super apoiei quem participou e achei lindas as fotos..
    quanto ao seu post de hj eu falei mais ou menos isso no meu post de hj tb,,me revolta como eu vejo quando as pessoas se frustam pq me chamaram de gorda e o comentario n me atinge pq n vejo isso como algo ruim..ao contrario..
    p mim minhas curvas me deixam mais sexy ainda..rs
    ai quando a pessoa ve q n conseguiu me atingir ai ela ja diz q acha q ou minha felicidade e falsa ou que devo ter algum problema..aff que raiva!!!
    podemos ser gordas e felizes e nos sentirmos sexys sim!
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa