05 agosto, 2011

Curiosidades Sobre a Saúde - Gordura Trans


Há um tempo fizeram um estardalhaço com a descoberta da gordura trans e seus efeitos maléficos para a saúde, mas não deram uma explicação em mídia publica sobre exatamente o que é a gordura trans e onde ela atua em nosso organismo que prejudica tanto, como sempre a mídia se importa em ser causadora de polemica e não em informar a população. È por isso que na nossa coluna de hoje vamos esclarecer um pouco sobre a Gordura Trans.


O que é Gordura Trans?
É uma gordura formada a partir de um processo de hidrogenação artificial feito nas indústrias. Sob alta pressão e temperatura, adiciona-se hidrogênio às moléculas de gordura. “O óleo se torna uma gordura mais consistente e mais durável”  Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não trans; contudo, ambas possuem características diferentes.

Para que servem as gorduras trans?
As gorduras trans formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.

Esse tipo de gordura faz mal para a saúde?
Ao contrário de outros tipos de gordura, a trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde.  Sabe-se que seu consumo aumenta muito o risco de doenças do coração.

 O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:
1) Aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL-colesterol.
2) Redução dos níveis de colesterol bom - HDL-colesterol.
É importante lembrar que não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.

Gordura hidrogenada é o mesmo que gordura trans?
Não. O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura apresenta, e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leites. A gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.

Quais alimentos são ricos em gordura trans?
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados - como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes, biscoitos recheados industrializados, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, chocolates, etc.

Como é possível controlar o consumo da gordura trans?
A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham. As indústrias têm até julho de 2006 para adequarem os rótulos de seus produtos.

Como a gente já sabe tudo que é gostoso ao paladar, faz mal a saúde (as vezes eu penso que isso é uma sacanagem divina rs) mas a idéia não é eliminar o consumo e sim diminuir, tentar não comer todos os dias e manter um equilíbrio entre o gostoso e o saudável, assim garantir que sejamos os gordinhos não fisicamente derrotados que as pessoas pensam que somos.
Como o instituto internacional de saúde decidiu controlar o consumo de gordura trans do mundo inteiro em virtude dos obesos ( se eu li bem as matarias eles acreditam que os obesos são os maiores consumidores desse tipo de gordura) Precisamos entender o que é e onde se encontra esse tipo de gordura para mudar esse quadro. 

Para compor o texto as duvidas foram tiradas desse, desse e desse sites. 
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa