15 novembro, 2011

Todo Bom Companheiro


Hoje ela levantou com aquela carinha de curiosa, e quem esta com a cabeça cheia de coisas, com os olhos que procuram respostas, uma tradicional cara de interrogação. Sentou-se a beira da cama olhou um lado e outro, respirou pausadamente como quem tinha litros de palavras querendo escapar da boca, calçou os pés ligeiro e levantou num ímpeto de quem iria resolver alguma coisa. O marido ficou observando quieto em seu lado da cama, com o silencio de um bom observador, apenas movia os olhos em direção a ela, reparando minuciosamente cada movimento,  buscando entender o que estava se passando do lado esquerdo de sua cama pacientemente como todo bom companheiro faz.

Ela andou para um lado e para o outro como quem não sabia o que realmente iria fazer primeiro, apenas com a intenção de quem quer fazer alguma coisa, movimentos rápidos e descoordenados, primeiro em direção a porta, depois em direção ao guarda-roupas   e terminou parada em frente a cômoda, primeiro num golpe certeiro a mão pegou as pílulas verdes, depois num outro golpe tão certo quando o primeiro sumiram as pilas brancas. Ainda desorientada atravessou a porta do banheiro e atirou com raiva os vidrinhos de pílulas ralo a baixo, saiu de lá tão rápido como quando entrou, com uma respiração forte e um ar de decisão voltou a cômoda, abriu a gaveta e apanhou uma tesoura.

O marido inclinou a cabeça e agora com olhos de preocupação e um jeito de quem não conseguiria prever o próximo passo reparou qual seria a próxima direção que ela iria tomar, o marido olhou pra ela com um medro frágil de quem não saberia se deveria ter mesmo medo ou se continuaria repousado na cama. Em quanto ela tomava o rumo do guarda-roupas abrindo a porta com mãos de quem as arrancaria do lugar se fosse necessário, puxou de dentro  alguns modelos bonitos, ainda com etiquetas demonstrando a falta de uso e então como quem corta as dores pela raiz transformou em retalhos cada uma daquelas peças. Para alivio do marido a tesoura teve apenas um uso pratico, esse então sentou-se na cama a espera da próxima atitude que ela tomaria.
Ela então jogou a tesoura por cima dos retalhos, encaminhou-se em direção a porta do quarto, abriu com força, seguiu em direção a cozinha de onde o marido começou a ouvir barulho  de coisas sendo jogadas ao chão, o marido então levantou-se da cama e ao chegar na cozinha encontrou ela jogando todas as folhas, todas as panelas com sopa, todos os possíveis ingredientes que simbolizavam os compostos de alimentação dela fora e já preocupado com os atuais acontecimentos passou de ser telespectador e resolveu questionar.

- Mas com que diabo você sonhou mulher para acordar desse jeito,  destruindo tudo a sua volta, jogando fora seus sonhos, acabando com os alimentos da sua dieta, jogando suas pilulas de emagrecimento fora, rasgando as roupas que eu te comprei para você usar depois que emagrecesse, o que te deu na cabeça para se desfazer de tudo dessa forma, você não se ama mais?
Ela olhou para ele com o mesmo olhar de duvida e de urgência que olhou para tudo a sua volta quando se levantou da cama, e com a mesma velocidade em que golpeou os vidros de pílulas da cômoda golpeou com palavras o marido dizendo.

- Ainda não me livrei de tudo que me incomoda, que limita ou que me impede de viver, não estou jogando fora meus sonhos estou jogando fora os seus, assim como vou jogar fora essa vida de falsas expectativas que você me deu, a partir de hoje não se fala mas em dietas nessa casa, a partir de hoje  você vai viver com o meu peso assim como eu convive com a sua intolerância e com seu amor de aparências. Você quer saber com o que eu sonhei para acordar assim? Eu sonhei que eu estava linda numa vida feliz com o corpo que tenho e com um homem maravilhoso que não era você.  E se você quiser que todas as partes do meu sonho se tornem realidade basta abrir a boca novamente e dizer que eu preciso de dieta.

Ele se calou mais uma vez,  como todo bom companheiro faz ou deveria fazer se desculpou pegou a vassoura e junto com elá foi limpar a bagunça da casa, tratar de repensar na vida que levava, nas coisas que deveria fazer para continuar casado com ela. Afinal de contas é isso que todo bom companheiro faz observa calado onde é que ele pode ser útil e oferecer amor.

Espero que tenham gostado da cronica deixeimo comentários com a opinião sobre o texto.
Bjo da Gorda        
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

2 comentários:

  1. Fiquei impressionada! Adorei!

    Eu passei por algo assim, porém eu não quebrei tudo, eu apenas deixei de "fazer de tudo" e ele ao invés de repensar, esperou o último momento pra querer repensar e mudar o jeito das coisas, mas já era tarde e me separei de uma pessoa que convivi por 12 anos...

    Nunca é tarde pra recomeçar. Todo dia é um novo recomeço, nunca estamos no começo de nada, mesmo que muita coisa tenha acabado, sempre teremos algo pra levar pro próximo dia...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótima crônica!

    Esses parâmetros que a sociedade tenta impôr são ridículos e irritantes.

    Por que cargas d'água uma pessoa tem que ser magra, tem que se comportar dessa ou daquela forma, bla bla bla?

    O importante não é como a pessoa é e sim, quem é. Além claro, de ser feliz daquela forma.

    Pior que, muitas não tem coragem de fazer como a personagem da crônica, dando mais importância à aprovação das pessoas ao redor do que à própria felicidade

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita.
Deixe comentário contando o que achou da matéria.
Caso seja blogueira deixei seu link para Eu retribuir a vista.
Bjo da gorda Milly Costa